Sinopse:A série é em formato de um documentário, que segue Leslie Knope (Amy Poehler), burocrata do Departamento de Parques, em uma missão que deveria ser simples, ajudar a enfermeira Ann Perkins (Rashida Jones) a transformar uma construção abandonada em um parque comunitário, mas Leslie encontra dificuldades, como vizinhos mal-humorados, imobiliários corruptos, e o próprio processo burocrático, que tanto defende. Leslie contará com a ajuda de Tom Haverford (Aziz Ansari), que se aproveita de sua posição em um cargo público para conseguir favores pessoais. Também será atrapalhada por Ron Swanson (Nick Offerman), um liberal que odeia o governo e assume o perfil de um americano clássico.
Leslie também contará com Mark Brendanawicz (Paul Shneider), funcionário com 15 anos de prestação de serviços públicos, April Ludgate (Aubrey Plaza), estagiária desinteressada e um tanto esquisita
Depois de ser nomeado presidente da NBC, em 2007, Ben Silverman pediu a Greg Daniels para criar um spin-off da série de televisão "The Office". No entanto, em vez de fazer um spin-of Daniels decidiu com Michael Schur - guionista de "The Office" - fazer uma série independente. Uma das primeiras ideias que tiveram era para fazer a série sobre um funcionário do governo que tenta reconstruir sua carreira política depois de um espetáculo público embaraçoso. Embora eles rejeitaram a idéia foi mais tarde usado ao criar o personagem de Ben Wyatt. Depois de Amy Poehler ser contratada, Daniels e Schur decidiram que a série iria incidir sobre um funcionária pública otimista de uma cidade pequeña. Os criadores foram inspirados pela forma como a política foi mostrado na série "The Wire", bem como o otimismo que surgiu nos Estados Unidos após a eleição presidencial de 2008.